Agrupamento de Escolas Prof. Ruy Luis Gomes

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte
Início Outros desafios Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores

Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores

O Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores é desenvolvido, em Portugal, pela Fundação da Juventude desde 1992, tendo por objectivos promover os ideais da cooperação e do intercâmbio entre jovens cientistas e investigadores e estimular o aparecimento de jovens talentos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Investigação e Inovação.
De âmbito nacional, o Concurso pretende incentivar um salutar espírito competitivo nos jovens, através da realização de projectos/trabalhos científicos inovadores, integrados em processos educativos regulares.

Quem pode participar
Podem participar no Concurso, estudantes a frequentar, em Portugal, o ensino básico, secundário ou primeiro ano do ensino superior, com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos (sendo que devem ter menos de 21 anos a 30 de Setembro e mais de 14 anos a 1 de Setembro).
São admitidos a Concurso trabalhos individuais ou em grupo, no máximo, de 3 elementos.
Os projectos devem ter sido concluídos antes da entrada no ensino superior.

Como participar
Os projectos/trabalhos devem enquadrar-se numa das seguintes áreas de estudo: Biologia; Ciências da Terra; Ciências do Ambiente; Ciências Médicas; Ciências Sociais; Economia; Engenharias; Física; Informática/Ciências da Computação; Matemática e Química.
Não são admitidos a concurso trabalhos que envolvam substâncias radioactivas, materiais tóxicos e cancerígenos, experiências que impliquem o sofrimento físico ou psicológico de animais vivos, pela prática de actos de abuso, crueldade ou morte.
Os trabalhos devem ser submetidos electronicamente, através deste mini-site.
No acto da submissão electrónica da candidatura, os jovens devem preencher o formulário on-line e anexar o trabalho nos seguintes moldes:
- Relatório escrito de 20 páginas A4, ficheiro .pdf, ou .doc, no máximo com 5MB;
- Anexos que poderão ser fotografias, desenhos, gráficos, vídeos, ficheiro ou pasta .zip, no máximo com 6MB;
- Resumo de uma página A4 contendo os aspectos mais relevantes do projecto (finalidade, materiais e métodos, observações e conclusões);
- Breve descrição do trabalho, no máximo de 10 linhas, para incluir no catálogo oficial da VII Mostra Nacional de Ciência, a qual deve explicar de forma simples e clara, o projecto.
O trabalho deverá ser escrito em português. No entanto, os projectos premiados que venham a participar na Final Europeia deste certame devem, até ao dia 3 de Junho, entregar o trabalho traduzido em Inglês.
Os projectos deverão ser submetidos on-line até 19 de Abril de 2013.

Os trabalhos devem ser submetidos eletronicamente em www.fjuventude.pt/jcientistas2013, portal do concurso onde se encontram informações mais detalhadas sobre este.

Actualizado em Terça, 19 Fevereiro 2013 08:54  

Em linha

Temos 10 visitantes em linha

Visitantes

mod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_countermod_vvisit_counter
mod_vvisit_counterHoje1667
mod_vvisit_counterOntem1609
mod_vvisit_counterNeste mês28919
mod_vvisit_counterMês anterior43137
mod_vvisit_counterDesde 1-05-104661092

19 Abr, 2024